POUQUINHO DE MIM ^^,

Minha foto

SOU UMBANDISTA, ASSISTENTE SOCIAL ESPECIALISTA EM GESTÃO PÚBLICA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL E CORRETORA. TRABALHO COMO PERITA SOCIAL NA JUSTIÇA FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO E COMO CONSULTORA DE VENDAS NA EMPRESA URBAN & ROCHA CORRETORA. 
Meus BLOGs
Cantinho da Assistente Social Karla Freitas

Translate

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

4 de out de 2009

Qual a diferença entre associações e fundações?



Fundação: Para que uma instituição receba esta denominação, no ato de seu registro no Cartório Civil de Registro, deve apresentar certo capital com o objetivo de ser direcionado para as ações para as quais a instituição se propõe desenvolver. Logo, as fundações estão associadas a um patrimônio, a um montante de bens que, de acordo com seu instituidor, através de um respaldo legal, será direcionado para um fim especifico. É legalmente instituído por uma escritura pública ou testamento, que deixará explicitado a finalidade especifica e, se assim o desejar, também a forma de administração deste patrimônio. Pode ser instituída após a morte do testador ou mesmo em vida, neste caso, sendo necessário se efetivar de forma pública. A finalidade para a qual foi instituída não pode ser alterada sem a permissão do instituidor, caso ainda esteja em vida, do contrário, de forma alguma poderá ser alterada.

Conheça algumas Fundações do Terceiro Setor
Fundação Ação criança
Fundação Ayrton Senna
Associações: Um agrupamento de pessoas com um interesse em comum, sem exigência de um patrimônio anterior para ser reconhecida e registrada legalmente como uma instituição. A forma de administração é deliberada pela Assembléia Geral dos Membros, respeitando é claro o Estatuto da mesma, podendo este também ser alterado por ela, se assim desejar.
Os diretores são eleitos em Assembléia Geral e a aceitação de novos membros, bem como outras deliberações de maior complexidade também cabe a esta fazê-lo, havendo O primeiro passo é reunir o grupo de interessados, registrando em livro Ata as discussões em torno da proposta que se pretende desenvolver. Elabora-se um Estatuto, que contemple a forma como funcionará a instituição, elege-se a diretoria em uma reunião de Assembléia Geral, que é a reunião ordinária dos membros que integram instituição. Em seguida registra-se no Cartório Civil, tanto a Ata da primeira reunião quanto a que elegeu a Diretoria e Conselho Fiscal, acompanhado do Estatuto e de um requerimento do presidente.

Nenhum comentário:

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESTES POSTS

Related Posts with Thumbnails