POUQUINHO DE MIM ^^,

Minha foto

SOU ASSISTENTE SOCIAL, E ESPECIALISTA EM GESTÃO PÚBLICA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL. TRABALHO COMO PERITA SOCIAL NA JUSTIÇA FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. 
Meus BLOGs
Cantinho da Gastroplastizada Assistente Social Karla Freitas
Cantinho da Assistente Social Karla Freitas

Translate

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

4 de out de 2009

Qual a diferença entre associações e fundações?



Fundação: Para que uma instituição receba esta denominação, no ato de seu registro no Cartório Civil de Registro, deve apresentar certo capital com o objetivo de ser direcionado para as ações para as quais a instituição se propõe desenvolver. Logo, as fundações estão associadas a um patrimônio, a um montante de bens que, de acordo com seu instituidor, através de um respaldo legal, será direcionado para um fim especifico. É legalmente instituído por uma escritura pública ou testamento, que deixará explicitado a finalidade especifica e, se assim o desejar, também a forma de administração deste patrimônio. Pode ser instituída após a morte do testador ou mesmo em vida, neste caso, sendo necessário se efetivar de forma pública. A finalidade para a qual foi instituída não pode ser alterada sem a permissão do instituidor, caso ainda esteja em vida, do contrário, de forma alguma poderá ser alterada.

Conheça algumas Fundações do Terceiro Setor
Fundação Ação criança
Fundação Ayrton Senna
Associações: Um agrupamento de pessoas com um interesse em comum, sem exigência de um patrimônio anterior para ser reconhecida e registrada legalmente como uma instituição. A forma de administração é deliberada pela Assembléia Geral dos Membros, respeitando é claro o Estatuto da mesma, podendo este também ser alterado por ela, se assim desejar.
Os diretores são eleitos em Assembléia Geral e a aceitação de novos membros, bem como outras deliberações de maior complexidade também cabe a esta fazê-lo, havendo O primeiro passo é reunir o grupo de interessados, registrando em livro Ata as discussões em torno da proposta que se pretende desenvolver. Elabora-se um Estatuto, que contemple a forma como funcionará a instituição, elege-se a diretoria em uma reunião de Assembléia Geral, que é a reunião ordinária dos membros que integram instituição. Em seguida registra-se no Cartório Civil, tanto a Ata da primeira reunião quanto a que elegeu a Diretoria e Conselho Fiscal, acompanhado do Estatuto e de um requerimento do presidente.

Nenhum comentário:

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESTES POSTS

Related Posts with Thumbnails