POUQUINHO DE MIM ^^,

Minha foto

SOU ASSISTENTE SOCIAL, E ESPECIALISTA EM GESTÃO PÚBLICA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL. TRABALHO COMO PERITA SOCIAL NA JUSTIÇA FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. 
Meus BLOGs
Cantinho da Gastroplastizada Assistente Social Karla Freitas
Cantinho da Assistente Social Karla Freitas

Translate

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

21 de mai de 2010

PASSO A PASSO DE COMO DESENVOLVER UM TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

O DESENVOLVIMENTO DO TCC

ESTRUTURA DO TCC
O TCC do Curso de Serviço Social deverá ser organizado da seguinte maneira:
O QUE DEVE CONTER NOS ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS



CAPA

Nome da Instituição: seguido do nome do centro (Sistema de Ensino Presencial Conectado) e do nome do curso;

Nome do autor: em letras maiúsculas. Recomenda-se deixar um espaço simples de entrelinhas entre o nome da Instituição/curso e o nome do autor;

Título do trabalho: deve ser claro e preciso, identificando o seu conteúdo e possibilitando a indexação e recuperação da informação;

Subtítulo (condicionado à necessidade): se houver subtítulo, deve ser precedido de dois pontos (:);

Local e ano: especifica a cidade e o ano de entrega do trabalho.



FOLHA DE ROSTO

Deve possuir todos os elementos da capa (com exceção do nome da instituição), acrescidos dos abaixo relacionados: natureza do trabalho: deve informar o tipo de trabalho (Trabalho de Conclusão de Curso); objetivo do trabalho: deve informar que é apresentado para a obtenção do título de Bacharel em Serviço Social; nome do orientador;

 

DEDICATÓRIA (s)

Elemento opcional, onde o autor presta homenagem ou dedica seu trabalho. Não apresenta título e nem indicativo numérico.



AGRADECIMENTOS

Elemento opcional, dirigido àqueles que contribuíram de maneira relevante à elaboração do trabalho. Deve ser encabeçado pela palavra AGRADECIMENTOS, centralizada na página, com todas as letras maiúsculas e em negrito.


RESUMO

Elemento obrigatório, que consiste na apresentação concisa dos assuntos relevantes de um texto, fornecendo uma visão rápida e clara do conteúdo do trabalho, ressaltando os objetivos, os métodos, os resultados e as conclusões do mesmo.



SUMÁRIO

É a transcrição das partes que compõem o trabalho, conforme aparecem no texto, na mesma ordem e grafia. É um elemento obrigatório.


ELEMENTOS TEXTUAIS

São eles: Introdução, Objetivos, Revisão Bibliográfica, Metodologia, Análise e Reflexão e Considerações Finais.

Cada um desses elementos textuais será apresentado a seguir:



INTRODUÇÃO

O assunto é apresentado como um todo, abordando o contexto da situação. Trata-se do elemento explicativo do autor para o leitor, abordando o contexto da situação. Deve-se partir do geral para o específico, explicando de que se trata o trabalho e como o mesmo está estruturado.
O texto da introdução deve apresentar o PROBLEMA do estudo.

É importante redigir um texto abordando a JUSTIFICATIVA do trabalho, onde é necessário apresentar a relevância do mesmo para o aperfeiçoamento acadêmico-profissional.



OBJETIVOS

A definição dos objetivos relaciona-se com a visão global do tema e com os procedimentos práticos. Indicam o que se pretende conhecer, ou medir, ou provar no decorrer do TCC, ou seja, as metas que se deseja alcançar.

Uma ação individual ou coletiva se materializa através de um verbo. Por isso, é importante uma grande precisão na escolha do verbo, escolhendo aquele que rigorosamente manifesta a ação que o aluno pretende executar.

São exemplos de verbos usados na definição dos objetivos: definir, enunciar, conceituar, nomear, relacionar, identificar, descrever, distinguir, explicar, expressar, traduzir, analisar, especificar, aplicar, demonstrar, empregar, manipular, experimentar, solucionar, operar, calcular, construir, levantar, descobrir, caracterizar, traçar, classificar, enumerar, exemplificar, selecionar.

Explicar o que espera atingir

Forma de tópicos

Iniciar com verbos no infinitivo

Número máximo: 3

Não diferenciar gerais/específicos

Estabelecer objetivos “atingíveis”



REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

O referencial teórico é elemento essencial e obrigatório e fundamenta a pesquisa. É a base de sustentação teórica.

A fundamentação teórica é importantíssima porque favorecerá a definição de contornos mais precisos da problemática a ser estudada. Neste item, o aluno deve apresentar as teorias principais que se relacionam com o tema do TCC. Cabe à revisão da literatura, a definição de termos e de conceitos essenciais para o trabalho.



METODOLOGIA

Na metodologia devem ser abordados os procedimentos utilizados para a obtenção das informações. Aqui se deve redigir o texto explicando, em linhas gerais, como foi desenvolvido o trabalho.


ANÁLISE E REFLEXÃO

Devem ser apresentados e descritos os dados e informações coletados e a análise dos mesmos, bem como os resultados alcançados, relacionando-os à Revisão Bibliográfica, dispondo ao leitor as deduções e conclusões pertinentes ao TCC com o objetivo de reforçar ou refutar as idéias defendida



CONSIDERAÇÕES FINAIS

Trata-se da recapitulação sintética dos resultados do trabalho, ressaltando o alcance e as consequências de suas contribuições, bem como seu possível mérito, compreendem o fechamento do trabalho com as indicações e/ou recomendações.

Deve ser breve e basear-se em dados comprovados, respondendo aos objetivos que foram propostos, ou seja, indicam se os objetivos foram alcançados; se a metodologia foi adequada, quais as dificuldades encontradas e se as expectativas foram superadas após a realização do trabalho de conclusão de curso.

Ao redigir, refletir se:

Os objetivos foram alcançados?

A metodologia foi adequada?

Foram encontradas dificuldades?

As expectativas foram superadas?

Segue as informações sobre os

ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS



REFERÊNCIAS

É a relação das fontes utilizadas pelo autor em ordem alfabética, incluindo as referências eletrônicas, em conformidade com as Normas da ABNT.
Refere-se ao material consultado, que foi citado no corpo do trabalho, ou seja, todas as obras citadas no texto devem obrigatoriamente figurar nas referências.


ANEXOS

Texto ou documento não elaborado pelos autores do TCC, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração.


APÊNDICES

Texto ou documento elaborado pelos autores do TCC, a fim de complementar a argumentação e/ou metodologia empregadas.
FONTE: UNOPARVIRTUAL.COM.BR

13 comentários:

dinha disse...

foi muito útil para mim obrigada.

♥ KARLA FREITAS SALVINO ♥ disse...

valeu!!!

Jhacy carvalho disse...

mim ajudou muito adoreii..
bjãooo

KARLA FREITAS disse...

Obrigadaaaaa♥

ROSE disse...

EXCELENTE EXPLICAÇÃO....MUITO OBRIGADA..BJS

KARLA FREITAS disse...

Obrigadaaa♥

Dimitri disse...

Gostei muito das explicações...só espero conseguir desenvolver meu tcc!!
Mas depois que eu terminar, postarei aqui pra te contar...bjs

KARLA FREITAS disse...

Vou aguardar heim Dimitri^^,

Margareth disse...

Muito bom, mas gostaria de obter maiores detalhamnetos para elaboração do TCC voltado par Marketing Cultural. Alguma dica que possa fornecer uma luz no fundo do poço?
Margareth

Nancy disse...

Obrigada pelo material, irá me ajudar muito. Nancy Borges

Nancy disse...

Obrigada pelo material, irá me ajudar muito. Nancy BorgesK

Lucia Moura disse...

Bom Karl entrando ainda no 5º termo de Serviço Social, mas o TCC já está fixado em minha mente, portanto preciso desde já começar a entender o que é um TCC, o que consta nele, o que preciso fazer para que td der certo no meu futuramente...
Acredito que com suas explicações, muita coisa vai ficar esclarecida no meu entendimento...
Quero desde já agradecer sua disponibilidade e pedir a Deus que continue fazendo de vc essa Profissional abençoada que sim egoismo, coopera com as pessoas menos esclarecidas...
Muito obrigada.

KARLA ROBERTA DE FREITAS SALVINO disse...

Obrigada galera ^^,

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESTES POSTS

Related Posts with Thumbnails